Dia Nacional de Luta da População de Rua em Itaguaí

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Itaguaí realiza, nesta quarta-feira (19/8), uma roda de conversa com a população em situação de rua, na Praça Vicente Cicarino, no Centro, às 9h. O objetivo é orientar e informar sobre os serviços oferecidos nos órgãos da pasta, como o Centro POP.

 

Para o secretário de Assistência Social, Aramis Brito, o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, que ocorre em 19 de agosto, é um bom momento para reflexão.

 

– São diversos motivos que levam uma pessoa à situação de rua, podem ser fatores estruturais, econômicos e individuais, como desavenças na família. Temos que refletir que o nosso dever, como agentes públicos e também como sociedade, é auxiliar essas pessoas na reinserção social. A nossa meta é mudar esse cenário em Itaguaí – disse o secretário de Assistência Social.

 

A roda de conversa vai dar continuidade em outras áreas da cidade. A cada 15 dias, a ação será realizada pela equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP), que inclui assistentes sociais.

 

A equipe do Centro POP, que, em breve, ganhará uma nova sede no Centro de Itaguaí, oferece assistência à população em situação de rua realizando abordagem social nos locais onde se encontram, além de acompanhamento psicossocial, reinserção no mercado de trabalho, auxílio na segunda via de documentos, busca pela família e ente outros serviços.

 

A unidade funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta, e recebe a população para oficinas e oferece lanche. Aos sábados, são realizadas atividades de convivência, das 8h às 13h. O telefone para contato com a equipe do Centro POP é  2687-8208.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *