Novos membros do Conselho Tutelar de Itaguaí tomam posse

Certificados foram entregues pelo prefeito Weslei Pereira, em seu gabinete


Os novos conselheiros tutelares, que foram escolhidos pela população de Itaguaí por meio de eleição em outubro, tomaram posse neste domingo (10/1) em uma cerimônia no gabinete do prefeito Weslei Pereira. Os conselheiros eleitos estão divididos em cinco titulares e cinco suplentes que vão exercer os cargos até o ano de 2019.

O prefeito Weslei Pereira e o secretário de Assistência Social, Aramis Brito, entregaram os certificados para os conselheiros eleitos. Na ocasião, o prefeito destacou a importância do trabalho do Conselho Tutelar.

– O trabalho dos conselheiros tutelares é de extrema importância para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Eles trabalham arduamente para ajudar aqueles que estão em situações de risco e em condições sociais precárias. Por isso, a nossa meta é ampliar a parceria da Prefeitura de Itaguaí com o Conselho Tutelar para fortalecer esse trabalho – enfatizou o prefeito Weslei Pereira.
A presidente do Conselho Tutelar de Itaguaí, Barbara Ávila, agradeceu pela parceria da Prefeitura e falou da expectativa dos trabalhos neste ano.

– Sou conselheira tutelar há anos e nunca presenciei o apoio do poder executivo, diferente do que vejo nesta gestão. Com essa ligação direta com a Prefeitura, o acesso direto às secretarias e ao prefeito agiliza muito o trabalho do Conselho Tutelar. Agora, nosso objetivo maior é prestar um atendimento de qualidade para nossas crianças e adolescentes que precisam tanto desse auxílio – disse a presidente do Conselho Tutelar de Itaguaí, Barbara Ávila.

Em julho de 2015, os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar passaram por capacitação e por uma prova sobre conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os aprovados nesta avaliação tiveram suas candidaturas confirmadas para a eleição que aconteceu no dia 4 de outubro.

Segundo o artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, além de aconselhar pais ou responsáveis. Ele deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse: o presidente da APAE de Itaguaí, João Carlos Medeiros; o secretário municipal de Saúde, Paulo Cavallari; o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Diniz; e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Vinícius.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *